miércoles, 17 de diciembre de 2008

SE A MODA PEGA

-        SI LA MODA PEGA

-   ¿-  Que dice Luis?

-       -    As  aves que hoje gorjeiam não gorjeiam como as de ontem.

-       -    ¿Pero las de ayer no son padres de las de hoy?

-       -    Sim, os são. Porem as de hoje estão um pouco mais cansadinhas, as pernas já não pulam, escorregam; o coração bate a modinho, triste, melancólico. As penas já não possuem o brilho de outrora; na cabeça despencam, inda que no peito apresentam-se eufóricas.  

-         -  Bueno, habrá que buscar remedio para tan disparatados males.

-         -  No último concilio sobre os remédios descobriu-se que não fazem efeito. Dizem até que são feitos de farinha de arroz porque a farinha de trigo vai muito cara. É a cara da crise que agora mostra a sua face para dizer-nos as verdades que antes despertavam ilusão.

-         -  Está bien, pero lo de rego no lo entiendo. Se que antes las aguas de verano corrían por el riego en prietas marciales y al llegar al mar eran pellizcadas por ancestrales aldeanos iberos y felices cangrejos albergados en los juncos de las ría.

-          Pois é. As carpas albinas tomaram conta do fango lodoso, o candil do cura não alumea a fé nas aldeias, e o carro puxado por bois agora empurra-o uma legião de cavalos que fazem força doida para carregar um burro ainda mais doido.

-         -  Y de la evidencia de la alegría y supra suma obediencia al jefe ¿ha cambiado alguna cosa?

-        -   Somente os ecologistas do verde partido, como você e eu, não conseguem ver as mudanças havidas depois que desde São Caetano trovaram trombetas dissonantes  por boca de querubins alados. O som hilariante do ábrego vento foi duro de ouvir no junco incandescente da brega frágua ao rumor dos pinos.

-        -   Siendo así, es previsible la meta política y una vez arrematado el primer paso vendrá un segundo, un tercero, un…

-          - Hum, sei lá!. As obras de recuperação são muito difíceis. Sabemos que em razão de meta-política todo é possível. O que antes era montanha agora se mostra capaz de se ajoelhar diante de Maomé.  E o Maomé, encalçado no rego, sabe ser capaz de esticar o pé pra estalar o aroma do seu sapato.

-        -   ¡Ay, señor! Si la moda pega, el cambio entrará por todas las narices.

-         -  Pois é! Que fedor!

No hay comentarios:

Publicar un comentario